banner tamanho correto
Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 13 de março de 2013

Primeira Mineradora de Vanádio das Amécias será em Maracás

Um investimento de US$ 260 milhões, aproximadamente R$ 500 milhões, que vai gerar 1.200 empregos durante a implantação e outros 400 quando estiver em operação, começa a ser concretizado nesta quinta-feira (21), no município de Maracás, sudoeste da Bahia, na Chapada Diamantina.O governador Jaques Wagner e a direção do grupo canadense Largo Resources Ltda (Largo Mineração) lançaram a pedra fundamental da primeira mineradora de vanádio das Américas.
A mina de vanádio fará do Estado da Bahia o maior fornecedor de ferro-vanádio do Brasil e é uma parceira da Largo Mineração com a CBPM, detentora dos direitos minerais da região. A mina fica na Fazenda Patrício, povoado de Porto Alegre.
O Vanádio é um minério essencial na indústria siderúrgica, usado em beneficiamento de aço, na indústria aeroespacial, de petróleo e gás, produção de ferramentas manuais e materiais cirúrgicos. De acordo com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a jazida em Maracás é considerada a melhor do mundo, podendo se tornar produtora estratégica em nível global.

Curiosidades sobre a mina:

Imagem de parte da planta de processamento da mina em 3d.

Planta de produção de 9.634 ton/ano de pentóxido de Vanádio com área de implantação de 239.700 m², 7.563 m³ de concreto, 16.184 m² de formas, 561.557 ton de armadura, 647 ton de estrutura metálica, 235 equipamentos mecânicos (2.380 ton), 326 ton de tubulação, 58 equipamentos elétricos, 85.020 m de cabos de elétrica, 521 instrumentos e 35.000 m de cabos de instrumentação. Constitui a primeira planta de pentóxido de vanádio do Brasil.


Fonte:  http://www.promonengenharia.com.br/pt-br/projetos/Paginas/vanadio-de-maracas.aspx 
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/bahia-vira-novo-polo-de-mineracao-do-brasil

0 comentários:

Total de visualizações de página