terça-feira, 26 de março de 2013
Nordeste lidera expansão de vendas de água mineral
A adoção de hábitos saudáveis é a
principal explicação da indústria para o crescimento anual das vendas de
água mineral. O volume consumido pelos brasileiros saltou de 4,7
bilhões de litros em 2002 para mais de 10 bilhões de litros no ano
passado.
A expansão deve se manter nos próximos
anos e, em menos de uma década, o consumo per capita deverá subir de 45
litros para 132 litros, o mesmo da França, estima a Associação
Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam).
"Nada segura mais o consumo de produtos
naturais, entre os quais a água mineral", diz Carlos Alberto Lancia,
presidente da Abinam. A recuperação do poder aquisitivo entre os
consumidores das classes C e D, além do aumento no fluxo de turismo
interno e da facilidade de adquirir o produto em pontos de venda
diversificados, segundo ele, também contribuem para o aumento das
vendas.
Os números relativos a 2012 deverão ser
divulgados pela Abinam em abril. Lancia estima que no ano passado o
consumo deve ter ficado 15% acima dos 9 bilhões de litros consumidos em
2011.
A
maior parte das vendas é de garrafões retornáveis de 20 litros,
equivalentes a 54% do total vendido por embalagens. O consumo de
garrafas descartáveis corresponde a 43% do mercado e os garrafões
retornáveis de 10 litros, a 3%.
Pesquisa
sobre o mercado de água mineral da Nielsen também indica crescimento do
consumo. Entre janeiro e junho de 2012, foram consumidos 1,7 bilhão de
litros nas áreas geográficas pesquisadas pela empresa, 8% mais do que no
primeiro semestre de 2011.
O
faturamento nessas áreas, que incluem todas as regiões brasileiras,
cresceu 13,6% no período, alcançando R$ 1,4 bilhão. O aumento do consumo
em Estados nordestinos, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e
Pernambuco foi o que mais puxou as vendas.
Nessa
região, o volume consumido cresceu 18,6%, atingindo 875, 2 milhões de
litros. O segundo maior aumento foi nos Estados do Mato Grosso do Sul,
Goiás e Brasília, de 11,7%, alcançando 158,6 milhões de litros.
"A
pesquisa mostra uma tendência de aumento de vendas no Nordeste, nas
lojas de pequeno porte do varejo e de embalagens de 20 litros", afirma o
analista de mercado da Nielsen Bernardo Canella.
Fonte: sicm..ba.gov.br
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